quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Prometeu Acorrentado

Prometeu - Ó divino éter! ó sopro alado dos ventos! Regatos e rios, ondas inumeráveis, que agitais a superfície dos mares! Ó Terra, mãe de todos os viventes, e tu, ó Sol, cujos olhares aquecem a natureza! Eu vos invoco!... Vede que sofrimento recebe um deus dos outros deuses! Vede a que suplício ficarei sujeito durante milhares de anos! Os benefícios que fiz aos mortais atraíram-me este rigor. Apoderei-me do fogo, em sua fonte primitiva; e ele tornou-se para os homens a fonte de todas as artes e um recurso fecundo... Eis o crime para cuja expiação fui acorrentado a este penedo, onde estou exposto a todas as injúrias!
As Ninfas descalças, visitam Prometeu acorrentado e questionam sua condição, o teria ele feito para tamanha punição.
Prometeu - Dei-lhes uma esperança infinita no futuro. - Se referindo ao desespero dos mortais.
Ninfas em côro - Oh! que dom valioso fizeste aos mortais!
Prometeu - Além disso, consegui que eles participem do fogo celeste.
Ninfas em côro - O fogo?!... Então os mortais já possuem esse tesouro?

Nenhum comentário: